Crime ambiental: novas manchas são encontradas no Litoral Sul de Pernambuco

Novas manchas de óleo foram encontradas no litoral pernambucano, no município de Barreiros. De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram retirados 500 quilos de óleo em Barreiros,  mais 20 quilos em São José da Coroa Grande e 10 quilos em Tamandaré. Desde o último domingo (2), quase três toneladas de óleo foram recolhidas no Litoral Sul do Estado.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) convocou para esta quarta-feira (5) uma reunião do Comitê Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais (P2R2), com objetivo de analisar e debater ações emergenciais para o  crime ambiental, ainda sem identificação de origem da embarcação que provocou o derramamento de óleo.

Em análise feita pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ibama, Marinha, as bolotas encontradas nos últimos dois meses no Litoral Sul de Pernambuco e algumas praias na Bahia e na Paraíba não têm correlação com o grande vazamento de óleo ocorrido em 2019.

Conforme nota técnica emitida por cientistas depois de episódio registrado em agosto ao norte na Região Metropolitana do Recife,  a maior certeza é que a  substância tem origem na lavagem de tanque de navio petroleiro, sem ainda identificar qual embarcação ou local específico do crime ambiental.

*Com informações do ICMBio

 

 

Please follow and like us:

Redacao EJ

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 9 =

Twitter
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
Instagram